September 28, 2023
A tecnologia tem se mostrado como uma grande aliada do agronegócio brasileiro. Seu uso tem possibilitado a adoção de uma série de soluções inovadoras e eficientes que facilitam o planejamento agrícola.
Adotado por todas as fazendas de sucesso, o planejamento agrícola, quando auxiliado pela tecnologia, é responsável por coletar dados, analisar informações e ter maior respaldo para a tomada das melhores decisões.
Esse planejamento também é essencial para que o produtor esteja preparado para qualquer tipo de imprevisto e desafio, ajudando-o a superá-los.
Se você quer entender melhor sobre a importância da tecnologia no planejamento agrícola continue com a leitura deste artigo!
A forma de se produzir alimentos, bem como sua produtividade, tem crescido significativamente década após década. Em cada etapa do processo produtivo houve uma melhoria para que fosse possível atingir os níveis de produção atuais.
Todo esse avanço está relacionado às diferentes tecnologias aplicadas na agricultura que, dentre outras possibilidades, agregam praticidade e facilidade na execução das mais diversas tarefas, inclusive o planejamento agrícola.
Basicamente, o planejamento nada mais é que determinar e traçar estratégias associadas à gestão rural, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade do negócio. E nada melhor do que aplicar a tecnologia para alcançar isso.
No planejamento, a tecnologia inclui a adoção de softwares dedicados ao gerenciamento da fazenda, o uso de diversos tipos de sensores, adoção de máquinas conectadas e sistemas integrados, entre outros.
Assim, dentre as muitas possibilidades do uso da tecnologia no planejamento agrícola, se destacam:
Além de todas essas possibilidades, os avanços tecnológicos aplicados ao planejamento agrícola permitem maior confiabilidade na condução do negócio, monitoramento de todos os manejos e gestão de todos os recursos utilizados.
Como vimos anteriormente, a tecnologia desempenha um papel fundamental no planejamento agrícola, trazendo inúmeras contribuições e impactos positivos para o setor.
Essas tecnologias são aplicadas em um contexto onde o produtor esbarra em cada vez mais desafios para realizar a gestão da fazenda, com margens de lucro cada vez mais apertadas e muitas variáveis a serem consideradas.
Nessa conjuntura, muitas são as ferramentas, sistemas e metodologias que formam o alicerce da aplicação da tecnologia no campo e que auxiliam na otimização do planejamento agrícola, com destaque para:
A agricultura de precisão é a principal responsável pela adoção de novas tecnologias e avanços das lavouras. Ela relaciona-se à observação, monitoramento e gestão de toda a atividade rural.
Basicamente, a agricultura de precisão se baseia no uso de ferramentas tecnológicas (como GPS, sensores e drones) responsáveis por coletar dados em tempo real sobre o solo, as plantas e as condições ambientais.
Esses dados, quando processados em ferramentas específicas, são utilizados para direcionar a aplicação de insumos agrícolas, evitando desperdícios, reduzindo os custos de produção e minimizando os impactos ambientais.
A tecnologia de aplicação de defensivos também é essencial para elevar o padrão de qualidade da operação, dando maior segurança a todos os envolvidos no processo.
De forma resumida, essa tecnologia representa um conjunto de conhecimentos que integram informações sobre os defensivos agrícolas, desde suas formulações e adjuvantes até a busca pela eficiência no processo de pulverização, visando uma aplicação correta, segura, responsável e mais sustentável.
Relacionados diretamente com a agricultura de precisão, os mapas de aplicação de insumos ajudam no planejamento da operação, tornando esse processo mais inteligente e contribuindo com o aumento da produtividade da lavoura com menor custo.
Os mapas de aplicação de insumos são georreferenciados e podem oferecer valores de recomendação agronômica para a aplicação de cada insumo necessário.
Na pulverização aérea, por exemplo, os mapas de aplicação ajudam o gestor agrícola e o piloto do avião a identificar:
Além dos mapas de pulverização, os melhores softwares do mercado oferecem também completos relatórios com indicadores de performance e sustentabilidade das pulverizações.
O software da Perfect Flight, por exemplo, faz as leituras pré e pós aplicação, oferecendo informações que auxiliam no planejamento, como a identificação de áreas de restrição, e de análise de áreas com subdosagens ou sobredosagens de produto.
Com esses relatórios é possível analisar as aplicações a qualquer momento, permitindo melhorias contínuas e dando respaldo ao planejamento agrícola.
Para que seja eficiente e atinja os resultados desejados, o planejamento agrícola considera diversos fatores que integram as áreas operacionais, que atuam diretamente no campo, com setores mais estratégicos para o negócio, como armazenamento, transporte, vendas e administrativo.
Por consequência, as ferramentas tecnológicas tornam-se as parceiras ideais para a redução de gargalos da produção e de falhas humanas, seja diretamente na lavoura ou na parte gerencial.
Com o apoio dessas tecnologias, colaboradores podem ser direcionados para atividades mais complexas, que exigem maior poder de raciocínio e estratégia.
Dessa forma, ao adotar as tecnologias de planejamento agrícola, produtores conseguem superar suas dores e aumentar a performance da sua lavoura, reduzindo custos, minimizando impactos ambientais e melhorando a produtividade do seu negócio.
Quer saber mais? Então leia este artigo exclusivo e conheça a relação entre a tecnologia e a inovação na aviação agrícola.
Tags