July 14, 2023
Desde sempre, a produção de alimentos dependeu da inovação para poder escalar sua produção e solucionar uma série de desafios. Para o atual momento, a tão falada agricultura 4.0 é protagonista.
Ela é representada por um conjunto de tecnologias responsáveis por otimizar a produção e melhorar a gestão agrícola em diferentes estágios, aprimorando o controle, o monitoramento e os manejos, do plantio e pulverização até a colheita e beneficiamento.
Assim, entender o que é a Agricultura 4.0 é entender que todo o aporte tecnológico impacta nos bons resultados e garante sustentabilidade das operações a campo.
Desde seu surgimento, ocorrido em meados de 2010, a agricultura 4.0 vem sendo um divisor de águas no campo.
Esse avanço usa uma série de softwares capazes de gerar e analisar elevados volumes de dados, que dão respaldo para a tomada de decisão. Permitem ainda uma produção em larga escala, com maior produtividade, inteligência e sustentabilidade.
Para que isso seja possível, há uma série de sistemas e tecnologias que auxiliam a gerenciar as operações a campo, sempre de uma maneira mais ampla e analítica.
Dentre essas tecnologias vale destacar a internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, machine learning, telemetria entre outros.
Resumidamente, a Agricultura 4.0 se guia a partir de dados precisos sobre todo o sistema produtivo, entendendo que eles não representam uma área uniforme, mas sim que cada área tem suas particularidades e precisam ser consideradas.
De acordo com especialistas, a Agricultura 4.0 é sustentada por 4 pilares, que são:
Esses pilares da Agricultura 4.0 têm como grande objetivo modernizar, simplificar e otimizar a produção no campo, que vão gerar diferenciais competitivos, lucro e sustentabilidade ao agronegócio.
Mas, para que esses pilares se sustentem, é preciso automatizar, utilizar modernas tecnologias e ter sistemas capazes de analisar dados para oferecer informações confiáveis.
Para isso, a Agricultura 4.0 também tem a capacidade de promover a integração de variadas soluções tecnológicas, como:
O resultado disso tudo é uma significativa melhora na produtividade agrícola, com maior eficiência na utilização de insumos, ao mesmo tempo que aumenta a segurança operacional, diminui os impactos ambientais e redução de custos, como veremos a seguir.
Como já ressaltado anteriormente, um dos grandes diferenciais da Agricultura 4.0 é a sua capacidade de oferecer informações muito mais precisas aos produtores agrícolas, guiando suas decisões.
Com isso, o setor agrícola terá uma série de benefícios, tais como:
Importante complementar que os benefícios da Agricultura 4.0 ultrapassam os limites da Fazenda, pois beneficiam toda a sociedade, principalmente no âmbito da sustentabilidade.
Para isso, as tecnologias 4.0 caracterizam-se por diminuir o desperdício de água e até mesmo o impacto do uso de defensivos químicos nas plantações que, quando aplicados incorretamente, podem comprometer todo o entorno da fazenda.
Além disso, o consumidor é um grande beneficiado com as tecnologias da Agricultura 4.0. Afinal, além da rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, essas tecnologias otimizam a aplicação de defensivos, melhorando a qualidade dos alimentos.
Uma das tecnologias que representam a Agricultura 4.0 são aquelas de análise de todas as operações no campo.
Assim, para terem maior assertividade, os agricultores adotam softwares de decisão capazes de analisar informações sobre finanças, clima, fertilizantes e presença de pragas.
Com essas informações o produtor conseguirá promover ajustes ou decisões que podem trazer melhores resultados ao negócio, com ganhos em produtividade e em sustentabilidade.
Um destes softwares é o Perfect Flight App, considerado o sistema mais completo para análise de pulverizações aéreas dentro do agronegócio.
Totalmente alinhado com os objetivos da Agricultura 4.0, este sistema gera relatórios de análises de pulverizações através dos arquivos de LOG dos aparelhos DGPS das aeronaves responsáveis pelas aplicações.
Este sistema foi construído dentro do ambiente de cloud computing, o que permite que ele seja executado em qualquer computador com acesso à internet. Também oferece dois tipos de relatórios padrão:
Dessa forma, há uma série de soluções da Agricultura 4.0 que proporcionam a otimização das etapas do agronegócio, sempre de forma integrada.
O mais interessante é que todas as tecnologias de Agricultura 4.0 garantem benefícios que vão além do trabalho no campo, com capacidade de beneficiar a sociedade mundial com muito mais sustentabilidade.
Conheça a revolução em análises de pulverizações aéreas. Acesse o site da Perfect Flight e conheça nossa solução.
Tags