Pulverização com drones: Quais são os principais benefícios dessa técnica?

Pulverização com drones: Quais são os principais benefícios dessa técnica?

July 14, 2023

Pulverização com drones: Quais são os principais benefícios dessa técnica?

A agricultura vem se tornando cada dia mais automatizada, tecnificada e digitalizada. E, um dos grandes representantes dessa agricultura digital são os drones. Hoje usamos drones para monitoramento e coleta de dados e, mais recentemente, para pulverização com drones.

Dentre as muitas possibilidades, a pulverização com drones é a técnica que evolui mais rapidamente. Quando utilizados, estes drones garantem uma série de benefícios ao ambiente agrícola, representando a nova fronteira tecnológica do agro.

Acompanhe nosso artigo de hoje e saiba tudo sobre essa moderna e eficiente técnica de pulverização agrícola.

O que é a pulverização com drones?

Nos últimos anos, os drones evoluíram (e continuam evoluindo) muito. Com o avanço da tecnologia, eles passaram a contribuir em áreas que antes nem sequer cogitavam sua presença. Esse é o caso da pulverização.

Destinados a auxiliar no controle de plantas daninhas, pragas e doenças, a pulverização com drones tem apresentado ótimos resultados. Inclusive, temos uma evolução constante, com o surgimento de novos modelos e softwares de análises de pulverização.

Basicamente, os drones destinados à pulverização são VANTS (Veículos aéreos não tripulados) que têm a capacidade de armazenar e pulverizar agroquímicos nas culturas. 

Voando por todo o campo de cultivo de forma automatizada ou por controle remoto, os drones para pulverização são a opção mais interessante quando comparados às técnicas manuais. 

Também são tão eficientes quanto à já tradicional pulverização realizada por avião, sendo, em muitos casos, técnicas complementares.

Além disso, com o auxílio de sistemas de georreferenciamento e softwares específicos, os drones são adotados para que a pulverização ocorra no local, momento e dose exatos, atendendo aos conceitos de agricultura de precisão e otimização do manejo das lavouras.

Padrão de funcionamento de um drone para pulverização

A pulverização com drones possui um padrão de aplicação que segue os mesmos parâmetros pré-estabelecidos na pulverização convencional.

Ou seja, antes da realização da pulverização propriamente dita, há a realização de avaliações das características na cultura alvo. Geralmente há o uso de softwares específicos capazes de gerar mapas sobre faixas de aplicação e os talhões alvo.

Após essa avaliação das características da cultura, chega o momento de escolher os bicos mais adequados, forma de jato, vazão do produto a ser aplicado e área de aplicação.

Vale ressaltar que o preparo do princípio ativo e da calda segue os mesmos modelos da pulverização convencional, como ordens de adição e formulações. Com isso gerenciado, os planos de voo serão inseridos e o drone estará apto para iniciar a operação em campo. 

Benefícios da pulverização com drones

A adoção da pulverização com drones vem ganhando o mercado e conquistando inúmeros agricultores que pretendem aprimorar essa importante etapa do manejo agrícola. Por isso, o uso dessa tecnologia na agricultura é uma tendência mundial.

Agricultores de todo o mundo optam pelos drones devido aos muitos benefícios que eles podem proporcionar ao sistema produtivo, dentre os quais merecem destaque:

  • Grande precisão na aplicação de defensivos: Por meio de mapas gerados previamente, os drones terão a capacidade de efetuar a pulverização em áreas bastante específicas da lavoura;
  • Eficiência no uso de produtos: Devido à maior precisão e possibilidade de rastreamento por sistemas de GPS agrícola, os drones podem pulverizar diferencialmente em áreas contrastantes. Isso gera economia e aumenta eficiência do processo;
  • Diminuição da necessidade de mão de obra: Os drones são equipamentos que podem voar por conta própria ou serem controlados por apenas uma pessoa. Tal benefício diminui os riscos de erros humanos, além de reduzir a exposição de operadores a produtos químicos;
  • Diminuição da compactação do solo e danos às plantas: o uso de drones evita problemas comuns no uso de tratores. Ele não causa compactação do solo e nem danos de derrubada ou arranquio de plantas, comuns em outras técnicas;
  • Permite pulverização em terrenos em declive ou com alta umidade de solo: Não são raras as áreas em que as condições do terreno muitas vezes limitam a entrada de máquinas mais pesadas. Para drones, essa dificuldade não existe;
  • Podem ser usados em culturas com estágio avançado de desenvolvimento: Culturas com estágios mais avançados de desenvolvimento limitam a entrada de certas máquinas. Novamente, os drones eliminam essa dificuldade.

Por fim, vale salientar que as muitas tecnologias embarcadas permitem que os drones estejam cada vez mais precisos, permitindo que eles façam a pulverização em locais exatos.

 Isso reduz o uso de produtos fitossanitários na área, realizando a aplicação apenas onde há a necessidade. A economia de recursos e o ganho ambiental certamente serão significativos!

Monitoramento da pulverização com drones: Essencial para o sucesso deste manejo

Como você viu, a pulverização com drones garante uma série de benefícios para diferentes culturas. Mas, para que os resultados sejam satisfatórios, é fundamental ter um eficiente monitoramento das aplicações.

Para isso, recomendamos que você conheça os serviços da Perfect Flight. Somos especializados em prestar serviços de monitoramento de aplicações aéreas. Para isso, oferecemos ao mercado uma plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da pulverização agrícola.

O objetivo do sistema Perfect Flight App é gerar relatórios de análises de pulverizações, que contribuam com a melhoria contínua do sistema.

Dentro do sistema oferecemos:

  • Relatórios de Performance, focado na melhoria dos índices de acerto e uniformidade das aplicações de forma contínua;
  • Relatórios Sustentáveis, focado na análise de aplicações próximas a áreas de restrição;

Além disso, a solução da Perfect Flight rastreia a pulverização e mostra ao agricultor as áreas em que o avião não aplicou o produto. Assim, com o auxílio do drone, será possível realizar a pulverização localizada, fazendo com que 100% da área seja tratada.

Dessa forma, os seguintes benefícios são conquistados com o uso da Perfect Flight:

  • Aplicação de 100% da área;
  • Permite o uso do drone para realizar a aplicação localizada;
  • Viabilidade e barateamento da operação com drones; 
  • Uso da quantidade exata do produto;

Esse sistema foi criado para facilitar o dia a dia do produtor, apresentando interface de fácil leitura, suporte online e relatórios analíticos relacionados à pulverização com drones. 

Para a Perfect Flight cada gota importa, então buscamos desenvolver o melhor sistema para permitir isso!

Quer saber mais sobre os benefícios da pulverização com drones? Então continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre essa técnica.)