O papel da gestão de pulverização agrícola na agricultura sustentável

O papel da gestão de pulverização agrícola na agricultura sustentável

July 14, 2023

O papel da gestão de pulverização agrícola na agricultura sustentável

Nas últimas décadas, a procura por alimentos produzidos de uma forma mais respeitosa com o meio ambiente e a sociedade em geral tem sido significativa. Para atender essa demanda crescente, a agricultura sustentável ganha cada vez mais espaço.

A agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é socialmente justa e consegue ser economicamente viável. Para alcançá-la, o produtor rural tem a possibilidade de utilizar uma série de técnicas e estratégias, cada uma tendo seu papel de importância.

No artigo de hoje, abordaremos o papel da gestão da pulverização agrícola sobre a agricultura sustentável e quais são seus impactos positivos.

Gestão da pulverização agrícola: Passo importante para uma agricultura mais sustentável

Os avanços tecnológicos estão transformando o agronegócio, com um papel preponderante para maiores produtividades.

Um dos grandes avanços fazem referência à pulverização agrícola. O que antes era uma atividade feita de maneira rudimentar e sem cuidados ambientais, hoje é totalmente controlada, eficiente e com mínimo impacto ambiental.

Por muito tempo, os defensivos químicos eram lançados na lavoura com pouco controle,  em quantidades variadas de produtos e sem qualquer cuidado com o equilíbrio ecológico.

Mas, as ferramentas atualmente utilizadas, garantem uma gestão da pulverização muito mais eficiente e assertiva, em um procedimento conhecido como pulverização de precisão.

Neste procedimento, há a constante gestão de todas as variáveis relacionadas a este manejo, garantindo que a atividade seja realizada de maneira muito mais precisa e segura.

A gestão de pulverização agrícola permite ainda que o produtor tenha dados e informações para aplicar a quantidade exata dos produtos químicos, atendendo exatamente o que sua lavoura precisa. 

Isso resulta em diminuição dos custos decorrente de desperdícios. Reduz também os riscos de contaminação dos alimentos que chegarão nos pratos dos consumidores finais.  

Toda essa preocupação com a gestão da pulverização agrícola está de acordo com os esforços do segmento para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, que foca no ganho de produtividade ao mesmo tempo em que se conserva o meio ambiente.

Perfect Flight: Alinhando a pulverização agrícola e a agricultura sustentável

Por definição, a pulverização agrícola alinhada à agricultura sustentável é adotada para garantir a pulverização de defensivos de um avião ou um drone com base em critérios claros, garantido que a atividade seja realizada com precisão, segurança e sustentabilidade.

A pioneira desse melhor alinhamento é a Perfect Flight! 

Essa é uma plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização, que usa soluções que garantem uma aplicação mais assertiva, com planejamento do voo, dados climáticos e relatórios analíticos. 

Todas essas informações  estão acessíveis na palma da mão, por meio de computadores ou smartphones com acesso à internet. Com isso, produtores têm a capacidade de tomar decisões mais estratégicas e seguras.

Por meio da Perfect Flight, softwares e instrumentos monitoram a aplicação de defensivos agrícolas nas plantações. Com isso, evita-se, por exemplo, que uma área tenha desperdícios com sobreposições. Isso naturalmente diminui também a quantidade de defensivos aplicados nos cultivos. 

Além disso, por meio de mapas com as faixas de aplicação definidas no pré-voo, impede-se a pulverização fora da área de plantio. 

Consequentemente, diferentes ecossistemas como florestas, campos, rios e a fauna ao redor são protegidos, assim como a saúde de habitantes das localidades de plantio, que não serão atingidos por defensivos agrícolas.

Como funciona uma pulverização agrícola sustentável?

Com a Perfect Flight, o processo de gestão da aplicação de defensivos agrícolas é simples e rápido, garantindo uma agricultura mais sustentável.

Mas é sempre interessante entender como funciona todo este processo. Para isso, confira 5 passos da aplicação sustentável de produtos químicos na lavoura:

  1. Definir o alvo correto da aplicação e inserção das áreas de restrição, ou seja, onde não haverá a aplicação do defensivo;
  2. Criação do mapa. Nessa etapa é realizado um pré voo com as áreas restritivas e condições climáticas da região;
  3. Promover a calibração das barras de pulverização, do sistema da aeronave, bombas e sensores de aplicação;
  4. Enviar o Log e gerar o mapa de pós voo para o sistema. Nessa etapa há a geração do mapa e cruzamento das informações de voo;
  5. Certificação da operação. Na etapa final há a conferência do que foi planejado e do que foi executado.

Com esse processo, a gestão da pulverização agrícola se baseará em informações confiáveis e atualizadas. 

Consequentemente, este processo tende a gerar menos impacto no solo e na utilização da água, considerados recursos cruciais para a produção. 

Acompanhe a Perfect Flight e veja todas as possibilidades em relatórios de performance e relatórios de sustentabilidade que o sistema pode oferecer e garantir uma pulverização agrícola muito mais sustentável.

Quer saber mais? Então conheça a revolução em análises de pulverizações aéreas e tenha uma agricultura mais sustentável.