Drones na agricultura: Monitoramento de safras, prevenção de pragas e melhoria da colheita

Drones na agricultura: Monitoramento de safras, prevenção de pragas e melhoria da colheita

November 7, 2023

Drones na agricultura: Monitoramento de safras, prevenção de pragas e melhoria da colheita

Todo agricultor sabe que a agricultura é um setor que impõe diversos desafios. Estes, quando não superados, podem levar à perda de competitividade. Para ajudar o segmento, o uso de novas tecnologias é crescente, com destaque para os drones na agricultura.

Os drones são ótimas ferramentas para ajudar agricultores a superar seus maiores desafios como o controle de pragas, monitoramento de safras, melhoria de colheita, entre outras tantas outras operações.

Com o auxílio dos drones na agricultura, o produtor conquista uma maior facilidade para elevar a capacidade de monitoramento, a gestão e todo o manejo da lavoura.

Você quer entender como os drones ajudam agricultores a superar seus grandes desafios? Então acompanhe este artigo e descubra!

Brasil tem a responsabilidade de alimentar o mundo

Um relatório da ONU indica que a população mundial chegará a 9,7 bilhões de habitantes em 2050. Isso exigirá que a produção agrícola deverá aumentar em 60% sua produtividade em detrimento da diminuição da área agricultável/habitante.

Dentro deste contexto, o Brasil tem uma grande responsabilidade de se tornar em um curto espaço de tempo um dos principais produtores de alimento do mundo, considerando que poucos países conseguirão suprir toda essa demanda. 

Assim, para aumentar a produtividade, produtores rurais do país terão que se aprimorar tanto em termos tecnológicos (sistemas inteligentes), como na melhoria de processos e manejo adequado do solo em suas culturas.

Neste contexto, os drones são importantes aliados da Agricultura de Precisão. Eles são muito mais precisos, permitem detectar e monitorar grandes áreas quase que em tempo real e são ótimas ferramentas para superar os grandes desafios do segmento.

Tendência global e oportunidades no uso de drones agrícolas

Como visto, a introdução de novas tecnologias de ponta no campo é, além de uma tendência global, uma necessidade. Com elas, os produtores têm a possibilidade de otimizar seu fluxo de trabalho, usar os recursos com mais eficiência e aumentar a produtividade.

Neste cenário, os drones fazem parte do grupo de tecnologias agrícolas que certamente vão transformar a vida no campo nos próximos anos, ajudando cada agricultor a superar seus desafios.

Uma pesquisa realizada pela Drone Deploy em mais de 40 países, em 2022, apontou que 54% dos produtores agrícolas consideram que o uso de drones na agricultura será muito mais comum nos próximos dois anos, sendo o aumento da produtividade (67%) o principal motivo dessa busca.

De fato, os drones auxiliam agricultores a superar seus desafios de diversas formas e em muitas vertentes, desde o monitoramento de safras até a melhoria da colheita em geral. 

Por oferecer uma vasta gama de possibilidades, o uso de drones é considerado um recurso-chave dentro da Agricultura 4.0, facilitando a implantação das funcionalidades da Agricultura Digital.

E, tudo indica que a tendência do uso de drones na agricultura brasileira irá se confirmar. Uma pesquisa publicada na Revista iPECEGE confirma isso.

O estudo realizado em 2016 chegou ao seguinte diagnóstico:

  • 80% dos produtores usariam drones para aumentar a produtividade das lavouras
  • 78,6% utilizariam para reduzir o custo de insumos
  • 54,3% usariam o equipamento para identificar danos causados por pragas
  • 50% mapeariam nutrientes faltantes no solo
  • 11,4% gostariam de utilizar para aplicação de irrigação em áreas deficitárias
  • 10% teriam interesse no uso para a padronização dos espaçamentos nas lavouras

Pela pesquisa, há o entendimento de que a aplicação dos drones na agricultura se baseia na solução dos principais desafios de agricultores, como a busca pelo aumento da produtividade, a redução de custos e padronização da lavoura.

Drones na agricultura: transformando os métodos de cultivo

A aplicação de drones na agricultura é uma excelente ferramenta para que agricultores superem seus desafios e consigam tomar decisões mais assertivas. Com essa inovação, é possível otimizar processos, elevar a produtividade, gastar menos e reduzir desperdícios.

Ou seja, os drones permitem a adoção de melhores práticas agrícolas, aumentando a precisão e a rentabilidade da lavoura. 

Os demais benefícios dos drones na agricultura são:

  • Permitem obter imagens mais detalhadas e precisas;
  • Monitoramento de áreas;
  • Identificação precoce de problemas que atingem a lavoura, como falhas de plantio, pragas e doenças. Drones auxiliam nas decisões de identificar o motivo das falhas e replantar;
  • Pulverização mais precisa de insumos agrícolas. Os drones geram dados para que o agricultor consiga aplicar apenas em áreas que apresentam algum déficit ou problema;
  • Pulverização em lavouras já formadas, evitando perdas por amassamento da cultura, comuns em pulverizadores terrestres;
  • Supervisão de grandes áreas num curto espaço de tempo e menor custo;
  • Facilita o monitoramento de todas as etapas da lavoura, desde o plantio até a colheita;
  • Ajuda o agricultor a identificar problemas com antecedência. Isso permite que ele tome medidas com maior assertividade, visando o bom desenvolvimento das plantas e a produtividade da safra.

Diante destas muitas aplicações, os drones na agricultura estão transformando e revolucionando o segmento. O uso deles tornam a atividade mais eficiente, sustentável e produtiva.

Uso inteligente de drones ajudam agricultores a superar seus desafios

Não há como contestar, o uso de drones na agricultura representa uma forte tendência para que agricultores enfrentem seus desafios e aumentem a produtividade.

Mas apenas os drones não terão a capacidade de ajudar agricultores a alcançar maior eficiência, produtividade e rentabilidade. É preciso que exista toda uma inteligência auxiliar que atue junto com estes equipamentos.

O uso dos drones só será eficiente com o auxílio de softwares. Somente assim, a vida dos agricultores será facilitada, com eles conseguindo obter dados de forma mais rápida e precisa para a produtividade e o gerenciamento. 

Há ainda a dificuldade do alto custo dos drones, com muitos produtores ainda ficando inseguros em investir nessas ferramentas. Mas o mercado vem se desenvolvendo em grande escala, ajudando cada vez mais os produtores a se tecnificar e conseguir obter sempre bons resultados. 

Com o incentivo de produtores que já utilizam todo o aporte tecnológico da agricultura de precisão, o uso de drones na agricultura só têm a crescer, facilitando as tomadas de decisões, inclusive com investimentos de forma mais direcionada e precisa. 

Dessa forma, cabe aos agricultores investirem em bons drones, ter profissionais capacitados para operá-los e adotar softwares de análise de dados dedicados. Com isso, os maiores desafios serão superados, elevando a produtividade agrícola.

Aproveite para ler este artigo exclusivo e conferir as principais tendências do agronegócio brasileiro para 2024.