Como a pulverização por avião e drones está transformando a agricultura?

Como a pulverização por avião e drones está transformando a agricultura?

December 21, 2023

Como a pulverização por avião e drones está transformando a agricultura?

Na última década, a agricultura mundial tem testemunhado uma grande revolução tecnológica que está transformando a gestão dos cultivos. Um dos avanços mais notáveis é a utilização de aviões e drones na pulverização de lavouras.

A tecnologia dos aviões e drones agrícolas no manejo de pulverização está impulsionando a produtividade, reduzindo custos e abrindo um leque de novas possibilidades para melhor controle de doenças e pragas nas lavouras.

Essa revolução é complementada com o uso de aviões e drones equipados com sistemas de gestão da pulverização agrícola, que simplificam e facilitam a adoção dessas modernas técnicas. 

Por isso, muitos agricultores e técnicos estão substituindo o uso de pulverizadores terrestres por pulverizadores aéreos e se beneficiam muito dessa decisão.

Técnicas tradicionais de pulverização são eficazes, mas têm problemas

Um dos mais importantes momentos do manejo de qualquer lavoura, independentemente do seu tipo ou tamanho é a etapa da pulverização. O cuidado da lavoura com o uso de pulverizadores possibilita a prevenção de pragas e doenças que podem surgir na lavoura.

Por muito tempo, a única opção de agricultores era promover a aplicação de defensivos químicos via terrestre, seja por meio de pulverizadores costais (para pequenas áreas) ou mecanizado, como os pulverizadores autopropelidos e atomizadores, comuns em grandes áreas.

No entanto, mesmo eficientes, o uso dessas tecnologias costuma ser trabalhoso e demorado, exigindo mão de obra manual ou o uso de grandes máquinas agrícolas.

Além disso, os pulverizadores agrícolas são máquinas geralmente muito pesadas. Consequentemente, as lavouras podem sofrer em decorrência do amassamento da cultura pelo rodado do equipamento.

Isso se soma aos prejuízos com a compactação do solo, que ocorre quando o maquinário trafega pela área de cultivo, reduzindo a produtividade, pois as plantas não conseguem absorver os nutrientes necessários em função do mau desenvolvimento radicular.

Os aviões e drones, por outro lado, têm a capacidade de cobrir vastas extensões de terra com rapidez, eficiência, sustentabilidade e sem contato físico com a lavoura, proporcionando uma economia significativa de tempo e custo para os agricultores.

Pulverização de precisão: drones e aviões são importantes representantes

Se alguém lhe dissesse que há 20 anos seria possível se livrar de plantas daninhas e pragas apenas pilotando um avião ou controlando um drone sobre a lavoura seria difícil acreditar. Mas hoje isso é plenamente possível (e recomendável em muitas ocasiões).

Com o avanço tecnológico em equipamentos e sistemas de gestão e monitoramento, tanto os aviões quanto os drones, são tecnologias a serviço da pulverização de precisão, elevando a eficácia, segurança e garantindo o melhor custo/benefício entre as opções existentes.

Os drones, especificamente, são equipados com reservatório e jatos, além de sensores para medir as variações do terreno e um sistema que libera o produto na quantidade, velocidade e altura indicada para o tipo de lavoura. 

O resultado de toda essa tecnologia é: trabalho preciso, em menor tempo e com significativa economia de insumos, elevando a efetividade da pulverização.

Vantagens da pulverização agrícola com aviões e drones

Diante do rápido avanço da pulverização de precisão, os aviões e, principalmente, os drones são dotados com sistemas de pulverização precisos que permitem uma aplicação mais uniforme e controlada de defensivos, fertilizantes e outros insumos agrícolas. 

A capacidade destes equipamentos em sobrevoar terrenos irregulares e de difícil acesso, combinada com sistemas de monitoramento de aplicações aéreas, garante uma cobertura de alta qualidade.

Além disso, essas inovadoras tecnologias estão não apenas simplificando o processo de pulverização, mas também trazendo benefícios significativos, com ganhos em produtividade, eficiência e sustentabilidade agrícola.

Dessa forma, vale elencar os principais benefícios que produtores terão ao investir na tecnologia de pulverização aérea:

  • Ganho de eficiência, mesmo em áreas diferentes: drones e aviões têm a capacidade de pulverizar áreas com relevos variados, presença de áreas de preservação e outras barreiras comuns em outras formas de aplicação. Isso naturalmente gera eficiência e economia operacional;
  • Diminuição da necessidade de mão de obra: tanto os aviões quanto os drones são operados por apenas uma pessoa. Isso diminui os riscos de erros humanos, além da exposição de operadores à toxicidade de muitos produtos;
  • Diminuição da compactação do solo e danos às plantas: a pulverização aérea não causa compactação do solo e nem danos de amassamento ou arranquio de plantas, fato comum na aplicação terrestre;
  • Fundamentais controle de pragas em culturas específicas: algumas culturas, como a cana-de-açúcar, em estágio avançado de desenvolvimento, naturalmente limitam a entrada de pulverizadores pela altura da planta. O uso de aviões e drones ajudam a resolver tais problemas.

Outro aspecto positivo da pulverização aérea é que ela impede o avanço das doenças de uma lavoura para outra, já que não há o contato com as barras de aplicação contaminadas por uma planta doente.

Esteja atualizado sobre as novas tecnologias e maximize seus rendimentos

Por conta de uma série de modernas tecnologias, a pulverização aérea é, na atualidade, uma atividade muito segura, eficiente e sustentável. 

Por isso, cabe ao agricultor estar antenado às novas tecnologias que usam aviões e drones em processos de pulverização agrícola. Também deve realizar todo o planejamento antes de colocar os aviões ou os drones nos céus.

Assim, antes da realização da pulverização, o agricultor deve, com o auxílio de profissionais capacitados, realizar avaliações das características da cultura alvo. Feito isso, ele deve escolher os bicos, forma de jato e vazão do produto a ser aplicado.

O preparo do princípio ativo e da calda segue os mesmos padrões da pulverização convencional, como ordens de adição e formulações. 

Posteriormente, os planos de voo são inseridos no avião e no drone, que podem iniciar as operações em campo.

Esses planos de voo representam os avanços mais significativos dos últimos anos quando o assunto é a pulverização aérea. A Perfect Flight, por exemplo, desenvolveu um sistema de inteligência computacional em nuvem capaz de ler os dados gravados nos arquivos do GPS da aeronave agrícola, gerando insights interessantes para a tomada de decisão.

A ferramenta também produz relatórios que incluem mapas visuais da aplicação e informações que permitem ao agricultor analisar a qualidade da operação. 

Além disso, permite visualizar com precisão, por meio de mapas e índices, a qualidade e o rendimento da aplicação de agroquímicos.

Ou seja, com o advento dos drones e aviões equipados com sistemas de gestão específicos, o processo de pulverização vem sendo bastante otimizado, resultando uma pulverização agrícola aérea mais eficiente, econômica e sustentável no âmbito social e ambiental.

Gostou deste artigo? Então convidamos você a conhecer a pulverização agrícola de alta performance e como a escolha dos equipamentos impactará nos seus resultados.