Como a Inteligência artificial está transformando a precisão da pulverização?

Como a Inteligência artificial está transformando a precisão da pulverização?

February 15, 2024

Como a Inteligência artificial está transformando a precisão da pulverização?

Cada vez mais utilizadas no campo, as tecnologias que fazem uso da inteligência artificial (IA) têm revolucionado a forma com que manejamos e conduzimos as lavouras, gerando maior produtividade e tornando a atividade mais sustentável.

Atualmente, todas as operações realizadas à campo já podem ter o auxílio da IA, do preparo do solo à colheita. Os modernos sistemas de pulverização agrícola de alta performance, por exemplo, estão mais precisos, ajudando a manter a saúde das plantas e combater as pragas e plantas invasoras com eficácia.

No Brasil, já há o uso de pulverizadores com ferramentas embarcadas com IA de última geração tecnológica em maquinários, levando a agricultura de precisão para essa etapa que influencia diretamente na produtividade agrícola.

IA no campo: revolução da agricultura de precisão

Ao longo da história humana, temos um grande fascínio pela construção de máquinas, sistemas e dispositivos que “imitam” a nossa inteligência a ponto de impulsionar um progresso notável.

Por muito tempo, a condução da agricultura exigia força, resiliência e total dependência do clima. Os agricultores tinham que lidar com muitas intempéries sem qualquer previsão.

O acesso limitado à informação criava uma teia de incertezas, com agricultores confiando principalmente nas observações pessoais e na sabedoria transmitida de pai para filho.

Com o avanço das tecnologias, incluindo a inteligência artificial, as atividades do campo se tornaram muito mais eficientes, com uma notável perseverança e adaptabilidade ao cenário.

Essa vertente da tecnologia compreende diversas ferramentas que têm a capacidade de desenvolver sistemas e máquinas inteligentes utilizadas para coletar informações, cruzar dados, resolver problemas e automatizar processos.

Para isso, a IA faz parte de um sistema eficiente que processa os dados coletados no campo, filtra e estabelece conexões relevantes, capazes de oferecer recomendações e “tomar decisões”, muitas vezes sem a necessidade de intervenção humana.

Inteligência Artificial e pulverização de precisão: avanços em várias vertentes

No agro, a utilização de tecnologias está em constante avanço. Muitas tecnologias proporcionam informações cada vez mais precisas para tomadas de decisão mais assertivas.

E uma das etapas mais beneficiadas com o aporte tecnológico é a pulverização agrícola, que está cada dia mais precisa.

Para a aplicação de defensivos, as inovações permitem a coleta e análise detalhadas de dados sobre solo, clima e fitossanidade, permitindo a aplicação precisa de produtos e reduzindo o desperdício. 

Além disso, a IA também desempenha um papel vital na previsão de doenças e pragas, detectando e prevendo ameaças às culturas através da análise de dados, fornecendo respostas rápidas e direcionadas para minimizar as perdas.

Consequentemente, a Inteligência Artificial também ajuda a maximizar a eficiência na utilização da água, fertilizantes e defensivos, reduzindo tanto os custos de produção como os impactos ambientais dessa operação.

O uso de drones com IA para a realização do mapeamento de ervas daninhas e a medição do índice vegetativo das plantas é outro procedimento muito importante e que trará um diagnóstico mais preciso da lavoura, possibilitando um planejamento muito mais efetivo da pulverização.

Temos hoje drones embarcados com IA especializados para mapear, monitorar e gerenciar as lavouras. 

Esses equipamentos sobrevoam as propriedades e captam imagens em altíssima resolução, permitindo a entrega de relatórios agronômicos exclusivos, que auxiliam nas tomadas de decisões para o momento de pulverização e etapas de plantio e colheita.

Benefícios para a pulverização com a adoção da Inteligência Artificial

Como já destacado, a implementação de Inteligência Artificial tem causado uma grande revolução no campo, baseado em agricultura de precisão.

Prova disso, é que esse tipo de sistema, representado por sensores, câmeras de alta resolução, softwares e hardwares, tem gerado uma série de benefícios, principalmente na busca pela pulverização de precisão.

Entre esses benefícios, merecem maior destaque:

Maior capacidade de monitoramento da lavoura

Tecnologias com IA, como sensoriamento remoto e gestão da informação, são úteis e podem fornecer métricas da saúde da safra agrícola.

 Além disso, podem trazer uma revolução com a redução do tempo e dos esforços de monitoramento realizados pelos agricultores.

Contribui com a aplicação da agricultura de precisão

Com soluções treinadas pela IA, os agricultores podem detectar pragas, doenças e má nutrição das plantas, além de ajudar na decisão de quais herbicidas aplicar na área. O uso de sensores também ajuda a impedir a aplicação excessiva de herbicidas, reduzindo o desperdício.

Aproveitando a IA, os agricultores também têm a possibilidade de criar modelos de previsão sazonal para aprimorar a precisão e a produtividade da pulverização.

Maior capacidade de gerenciando de desafios ambientais

Desafios ambientais associados à pulverização agrícola representam as maiores ameaças às atividades realizadas no campo. O uso de técnicas acionadas por IA e a agricultura de precisão podem ajudar os agricultores a navegarem por turnos de acordo com as condições ambientais.

Assim, entre outras possibilidades, a inteligência artificial ajuda a lidar com a mudança climática, possibilitando um gerenciamento de recursos mais inteligente.

Revolução sustentável na agricultura moderna

Vivenciamos um momento de crescimento da população mundial, que deve ter pouco mais de 9 bilhões de pessoas em 20250. Isso vem exigindo o aumento da produção de alimentos, mas sem comprometer o uso sustentável dos recursos ambientais. 

Para garantir a sustentabilidade no agro, a adoção de diferentes tecnologias é imprescindível, visando melhorar a eficiência da utilização de insumos, minimizando a sua aplicação e evitando desperdícios. Neste contexto, o agricultor deve priorizar a pulverização sustentável e suas ações relacionadas para mitigar riscos.

Neste contexto, a IA novamente se destaca. Suas inovações são responsáveis por aumentar a produtividade, oferecendo informações precisas para o diagnóstico e a previsibilidade de fatores que podem afetar o manejo.

O resultado é um planejamento da operação mais aprimorado, controle de qualidade superior e entrega pontual da atividade. Estas medidas reduzem o desperdício de insumos e de alimentos, ao mesmo tempo que melhoram a rastreabilidade dos alimentos.

Dessa forma, fica mais do que claro, que as muitas tecnologias, muitas delas com IA, possuem um expressivo potencial transformador da agricultura moderna.

Por isso, não perca tempo (nem dinheiro). Considere o uso das modernas tecnologias de inteligência artificial na sua fazenda para impulsionar a produtividade e a sustentabilidade de todas as suas operações, inclusive a pulverização de precisão.

Aproveite para acompanhar este artigo e ver o papel da IA nas inovações tecnológicas na pulverização agrícola.