Como a agricultura 4.0 impacta nos bons resultados e na sustentabilidade agrícola?

Como a agricultura 4.0 impacta nos bons resultados e na sustentabilidade agrícola?

July 14, 2023

Como a agricultura 4.0 impacta nos bons resultados e na sustentabilidade agrícola?

Desde sempre, a produção de alimentos dependeu da inovação para poder escalar sua produção e solucionar uma série de desafios. Para o atual momento, a tão falada agricultura 4.0 é protagonista.

Ela é representada por um conjunto de tecnologias responsáveis por otimizar a produção e melhorar a gestão agrícola em diferentes estágios, aprimorando o controle, o monitoramento e os manejos, do plantio e pulverização até a colheita e beneficiamento.

Assim, entender o que é a Agricultura 4.0 é entender que todo o aporte tecnológico impacta nos bons resultados e garante sustentabilidade das operações a campo.

O que é Agricultura 4.0?

Desde seu surgimento, ocorrido em meados de 2010, a agricultura 4.0 vem sendo um divisor de águas no campo. 

Esse avanço usa uma série de softwares capazes de gerar e analisar elevados volumes de dados, que dão respaldo para a tomada de decisão. Permitem ainda uma produção em larga escala, com maior produtividade, inteligência e sustentabilidade.

Para que isso seja possível, há uma série de sistemas e tecnologias que auxiliam a gerenciar as operações a campo, sempre de uma maneira mais ampla e analítica. 

Dentre essas tecnologias vale destacar a internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, machine learning, telemetria entre outros.

Resumidamente, a Agricultura 4.0 se guia a partir de dados precisos sobre todo o sistema produtivo, entendendo que eles não representam uma área uniforme, mas sim que cada área tem suas particularidades e precisam ser consideradas.

Pilares que sustentam a Agricultura 4.0

De acordo com especialistas, a Agricultura 4.0 é sustentada por 4 pilares, que são:

  1. Coleta e gestão de uma série de dados do campo;
  2. Produção otimizada, devido ao uso de novas ferramentas e técnicas muito mais precisas;
  3. Total profissionalização das operações no campo;
  4. Ganho em sustentabilidade e eficiência produtiva.

Esses pilares da Agricultura 4.0 têm como grande objetivo modernizar, simplificar e otimizar a produção no campo, que vão gerar diferenciais competitivos, lucro e sustentabilidade ao agronegócio.

Mas, para que esses pilares se sustentem, é preciso automatizar, utilizar modernas tecnologias e ter sistemas capazes de analisar dados para oferecer informações confiáveis.

Para isso, a Agricultura 4.0 também tem a capacidade de promover a integração de variadas soluções tecnológicas, como:

  • Uso de diferentes sensores e dispositivos capazes de entender o ambiente e enviar os dados para uma plataforma única centralizada;
  • Softwares de análise de dados que vão receber dados de dispositivos conectados, transformando-os em informação;
  • Drones. Destinados às operações de monitoramento, pulverização de precisão, gerar mapas para a operação de maquinários agrícolas;
  • Sistemas inteligentes. São capazes de coletar e analisar dados sobre o clima, o solo, a lavoura e os equipamentos; 
  • Rastreabilidade de toda a cadeia produtiva. Permitindo ao consumidor saber qual é a fazenda produtora, o tipo de manejo e demais informações fundamentais.

O resultado disso tudo é uma significativa melhora na produtividade agrícola, com maior eficiência na utilização de insumos, ao mesmo tempo que aumenta a segurança operacional, diminui os impactos ambientais e redução de custos, como veremos a seguir.

Benefícios da implantação de tecnologias 4.0 no campo

Como já ressaltado anteriormente, um dos grandes diferenciais da Agricultura 4.0 é a sua capacidade de oferecer informações muito mais precisas aos produtores agrícolas, guiando suas decisões.

Com isso, o setor agrícola terá uma série de benefícios, tais como:

  • Aumento da produtividade;
  • Maior capacidade de monitoramento das operações agrícolas;
  • Monitoramento climático,  de pragas e doenças com maior assertividade;
  • Redução de desperdícios, com consequente diminuição dos custos;
  • Acompanhamento de todas as etapas do sistema de produção, da compra de insumos até a venda da produção;
  • Ganho em eficiência e qualidade da produção, com índices excelentes de eficiência operacional.

Importante complementar que os benefícios da Agricultura 4.0 ultrapassam os limites da Fazenda, pois beneficiam toda a sociedade, principalmente no âmbito da sustentabilidade.

Para isso, as tecnologias 4.0 caracterizam-se por diminuir o desperdício de água e até mesmo o impacto do uso de defensivos químicos nas plantações que, quando aplicados incorretamente, podem comprometer todo o entorno da fazenda.

Além disso, o consumidor é um grande beneficiado com as tecnologias da Agricultura 4.0. Afinal, além da rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, essas tecnologias otimizam a aplicação de defensivos, melhorando a qualidade dos alimentos.

Perfect Flight App – O melhor sistema para análise de pulverizações aéreas

Uma das tecnologias que representam a Agricultura 4.0 são aquelas de análise de todas as operações no campo. 

Assim, para terem maior assertividade, os agricultores adotam softwares de decisão capazes de analisar informações sobre finanças, clima, fertilizantes e presença de pragas. 

Com essas informações o produtor conseguirá promover ajustes ou decisões que podem trazer melhores resultados ao negócio, com ganhos em produtividade e em sustentabilidade.

Um destes softwares é o Perfect Flight App, considerado o sistema mais completo para análise de pulverizações aéreas dentro do agronegócio.

Totalmente alinhado com os objetivos da Agricultura 4.0, este sistema gera relatórios de análises de pulverizações através dos arquivos de LOG dos aparelhos DGPS das aeronaves responsáveis pelas aplicações.

Este sistema foi construído dentro do ambiente de cloud computing, o que permite que ele seja executado em qualquer computador com acesso à internet. Também oferece dois tipos de relatórios padrão:

  • Relatórios de performance, com seu foco voltado à análise da qualidade, aproveitamento e sucesso das aplicações. Este relatório permite otimização de performance e melhoria dos índices de acerto e uniformidade das aplicações, sempre de forma contínua.
  • Relatórios de sustentabilidade, focado na análise de aplicações próximas a áreas de restrição, de acordo com Instrução Normativa Nº 2, o conselho de boas práticas, a legislação vigente e a CAS (Certificação Aeroagrícola Sustentável).

Dessa forma, há uma série de soluções da Agricultura 4.0 que proporcionam a otimização das etapas do agronegócio, sempre de forma integrada. 

O mais interessante é que todas as tecnologias de Agricultura 4.0 garantem benefícios que vão além do trabalho no campo, com capacidade de beneficiar a sociedade mundial com muito mais sustentabilidade.

Conheça a revolução em análises de pulverizações aéreas. Acesse o site da Perfect Flight e conheça nossa solução.