A importância do georreferenciamento para a pulverização

A importância do georreferenciamento para a pulverização

July 14, 2023

A importância do georreferenciamento para a pulverização

Cada vez mais utilizada em lavouras, a pulverização agrícola está se tornando cada vez mais eficiente. Isso vem ocorrendo em decorrência do uso de diversas tecnologias, com destaque para o georreferenciamento.

Com uso mais recorrente no setor agrícola, o processo de georreferenciamento determina a exata posição geográfica de uma área a partir de um mapeamento que identifica vértices do seu perímetro ao sistema geodésico brasileiro.

Quando utilizado corretamente, o georreferenciamento ajuda a otimizar a pulverização, principalmente por utilizar mapas de aplicação que trarão maior segurança à tomada de decisão, resultando na chamada pulverização de precisão.

Entenda qual é a relação entre o georreferenciamento e a pulverização de precisão e conheça seus benefícios e possibilidades.

Pulverização: Etapa essencial para maior produtividade da lavoura

Em qualquer lavoura, a pulverização de defensivos agrícolas é fundamental para proteger o cultivo da infestação de daninhas, pragas e doenças, a ponto de determinar o desenvolvimento e a produtividade da cultura.

Porém, mesmo sendo indispensável para atender a crescente demanda mundial por alimentos, a utilização dos defensivos agrícolas, quando utilizados indiscriminadamente, é questionada quanto aos riscos à saúde que podem causar.

Para evitar isso, não basta apenas aplicar o produto na área. É necessário realizar este manejo com excelência e seguindo algumas premissas técnicas. 

Diante disso, a técnica de pulverização precisa aplicar o princípio ativo de prateleira sempre no alvo, com a máxima eficiência, usando o menor custo de energia possível e de maneira a não contaminar o meio ambiente.

Além disso, para obter o melhor resultado com a pulverização, uma boa opção é fazer uso das tecnologias de agricultura digital, como o caso do georreferenciamento. 

Essa é uma tecnologia que fornece dados e informações para tomadas de decisão mais precisas e eficientes. 

Objetivos do Georreferenciamento na pulverização agrícola

Melhorar as margens de lucro com uma economia maior de recursos associada ao aumento da produtividade: Esse é o grande objetivo da adoção das modernas tecnologias de georreferenciamento para a agricultura.

Essa tecnologia permite a coleta e armazenamento de dados geográficos de uma área, exibindo-os de forma organizada, por meio de mapas da área, que vão oferecer informações relevantes e confiáveis para embasar as tomadas de decisão.

Por meio destes mapas, toda propriedade rural consegue, dentre outras coisas:

  • Promover a melhoria na mobilidade no campo, principalmente por permitir um melhor aproveitamento da área;
  • Aumento do controle geral da lavoura, a partir de um planejamento mais preciso;
  • Melhoria na gestão de tudo que envolve a lavoura, sem a necessidade de estar presente fisicamente na propriedade;
  • Maior lucratividade uma vez que se elimina os desperdícios de insumos (sementes, água e fertilizantes, por exemplo);

Outro benefício do georreferenciamento é a sua capacidade de auxiliar a pulverização de precisão, ao oferecer mapas de aplicação para uma gestão muito mais precisa do uso de aviões de pulverização, por exemplo. 

Neste manejo, os dados gerados pelo georreferenciamento são armazenados, interpretados e cruzados com outras informações para gerar ações diferenciadas em cada ponto da propriedade, permitindo, dentre outras coisas, a aplicação de defensivos em taxa variável. 

Na pulverização agrícola, cada gota importa!

Como você viu, a pulverização agrícola pode contar com o georreferenciamento para, acima de tudo, aumentar a eficiência e a sustentabilidade deste importante manejo. Isso é possível porque essa tecnologia permite mapear a qualidade de todas as pulverizações.

E é com o objetivo de unir a pulverização de precisão com o georreferenciamento que a Perfect Flight surgiu. Para nós, cada gota importa e usamos a tecnologia para permitir isso.

Nossa missão é prestar serviços de monitoramento de aplicações aéreas baseado na máxima eficiência na gestão da produção agrícola, sempre com o objetivo de agregar valor ao cliente.

Para conseguir isso, o grande diferencial da Perfect Flight é essa questão geográfica. Utilizamos mapas de pulverizações para melhorá-las , através do google maps. 

Com isso, garantimos maior precisão e eficácia à pulverização. Além de ser um passo importante para a sustentabilidade, já que pulveriza somente as áreas necessárias.

Benefícios da Perfect Flight

A Perfect Flight é a plataforma de rastreabilidade e gestão de pulverização aérea mais completa do mundo. Nosso sistema Perfect Flight App gera relatórios de análise de pulverização simultâneos por meio dos LOGs da aeronave.

Assim, quando unimos a tecnologia de pulverização com o georreferenciamento, conseguimos garantir uma série de benefícios, tais como:

  • Menor custo de aplicação; 
  • Maior sustentabilidade;
  • Economia de produtos aplicados na lavoura;
  • Diminuição das horas voadas para correção de falhas;
  • Rastreabilidade, taxas de acerto, consistência, falhas e desperdício são calculados automaticamente e oferecem a informação certa para tomadas de decisão.

Ao unir o georreferenciamento com a elaboração de mapas de pulverização mais eficientes, o Perfect Flight APP ajuda o produtor na elaboração de rotas melhor planejadas, com menor consumo de combustível e maior uniformidade da aplicação, indicando que cada gota importa!

Continue acompanhando o blog da Perfect Flight e saiba tudo sobre as pulverizações de precisão.