22 out 2020

Pulverização agrícola aérea: uma alternativa sustentável

Quando realizada de forma correta, utilizando tecnologias como a da Perfect Flight, é possível preservar áreas vizinhas, pessoas e meio ambiente

O meio ambiente sofreu diversos impactos devido à aplicação incorreta de defensivos agrícolas, seja via terrestre ou aérea. O que define se uma aplicação será ou não sustentável é a forma como ela é realizada. “Para funcionar, o produtor precisa estar atento a todas as etapas do processo: possuir um bom pulverizador, adquirir o produto certo para a finalidade desejada, dar o devido treinamento aos operadores e pilotos, verificar desde a qualidade da água, o volume de calda, tamanho das gotas até os bicos de pulverização, além de usar as tecnologias adequadas para garantia de uma boa safra de forma sustentável”, afirma Leonardo Alves Luvezutti, Head of Business da Perfect Flight.

Com o uso de tecnologias como a da Perfect Flight, é possível aplicar defensivos agrícolas, via pulverização aérea, seguindo mapas georreferenciados das propriedades rurais. Esta aplicação também se baseia em dados climáticos, de infestação por pragas e doenças para definir o melhor momento para a pulverização. As condições ambientais devem ser favoráveis à deposição, distribuição, absorção e translocação dos produtos, pois fatores como temperatura, umidade relativa do ar, chuva, radiação solar, direção e velocidade dos ventos interferem na eficiência da aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas.

O software Perfect Flight torna possível manter uma distância segura dos locais que devem ser preservados, evitando atingir lençóis freáticos e gerar uma série de problemas ambientais, como mortalidade da macrofauna e microfauna do solo, consequência da contaminação de rios e lagos. A ferramenta permite, inclusive, controlar o raio de aplicação e a dose recomendada para cada região, o que garante o cumprimento da legislação ambiental.

“Ao realizar uma aplicação aérea de defensivos em condições ambientais ideias, é possível não só aumentar a produtividade no campo como também economizar na quantidade de produtos aplicados, além de impedir, como efeito colateral, a contaminação de áreas vizinhas, pessoas e meio-ambiente. A tecnologia da Perfect Flight é uma solução completa, pois além de permitir a rastreabilidade da aplicação, oferece mais segurança, garantindo uma pulverização aérea sustentável”, explica.

Outra vantagem do app está relacionada à mitigação de riscos aos insetos polinizadores, principalmente as abelhas, já que garante margens de segurança para operação aero agrícola. “Respeitar as delimitações de segurança e aliar tecnologia à sustentabilidade faz parte do DNA da Perfect Flight, que nasceu com a responsabilidade de oferecer serviços pautados pela preservação do meio ambiente”, afirma Luvezutti.   

× Como posso te ajudar?